terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

De volta ao "Supply"

Já estou na "labuta" outra vez! Ontem não arranjei trabalho, mas para compensar, hoje acordei com um telefonema para ir trabalhar - desta vez não fui eu que liguei para eles... Fui para mais uma escola na periferia...hum... mel! :)
"Tom Hood Community Science College" é assim que se chama a bela escola, num bairro desfavorecido e com miúdos bem difíceis! A substituição foi de Educação Física (EF), Texteis e Informática (sim Texteis!)
Os alunos, por terem quase sempre sunbstituição a EF, não têm qualquer tipo de regras ou noção do que é uam aula - não têm, porque a escola não consegue segurar lá professores, de tão bem que os alunos se portam e de tão bom que o bairro é! Por isso, fiz de monitor e não de professor, porque eles não estão nem aí para o que os "Supplies" lhes dizem e só fazem o que lhes apetece, desrespeitando o que se lhe diz e desafiando quem os aconselha. Querem mesmo atenção. Isto é igual em Portugal, mas não temos é o sistema de substituição que existe cá - ser chamado pelas agências para substituir um professor que está a faltar, seja por doença, formação, licença ou outra.
A aula de texteis estava preparada e os alunos tinham uma ficha para fazer... não, não me pus a ensinar as "criancinhas" a fazer bordados e/ou ponto cruz! Se bem que lhes tinha feito bem.
Nestas aulas, que não são da minha área, a grande dificuldade é manter os alunos a fazer o trabalho que foi preparado, ainda para mais numa escola com este tipo de alunos, pois se noutra escola em que os alunos são bem comportados, eles já gostam de "gozar o prato" quando estão na presença de um "Supply Teacher", imagine-se nestas de "estatuto" mais baixo e com um leque de alunos mais "problemáticos".
Bom, na última aula, de Informática, os "gajos" não queriam mesmo colaborar e tive 3 que literalmente se piraram da aula. Tive que chamar o professor "on call" - que é um responsável que mete os putos na ordem e com quem eles não gostam de ter que falar - porque um estava a falar ao telemóvel e não ligava puto ao que eu dizia; outro disse que tinha que ir a um sitio, falar com não sei quem - e quando eu lhe disse para ir falar com a professora da sala ao lado e explicar-lhe o que ia fazer e achou que se fingi-se que lá ia eu o deixava ir. Pois enganou-se! Estes teens de cá ainda são mais tótós que os nossos! É claro que ele ardeu e teve que prestar justificação ao Head Teacher!; outros achavam que eu iria cair na esparrela de que era permitido usar "headphones" e que a professora os deixava usar. Peguei e fui falar com a professora da sala ao lado. É claro que eles não podiam e eu sabia. Ficaram "piursos". AZAR! Eu disse-lhes: "- Se querem ser tratados como homens, comportem-se como tal, porque senão eu vou-vos tratar como os rapazinhos que voces são" - em Inglês é claro! :)
Bom, foi um dia em cheio!
Entretanto à hora de almoço, ligaram-me da agência que me marcou o trabalho para hoje - "Protocol Education" - a dizer que tenho mais uma substituição na 6ª feira, na mesma escola onde tive 6ª feira antes de ir para Lisboa. Mas desta vez vou fazer substituição de EF, e a ver se tenho sorte, porque ao que parece, eles precisam de um professor e se gostarem de mim pode ser que me arranjem mais trabalho - e era bom, porque é trabalho regular e não andaria sempre a mudar de escola, a acordar e a sair disparado - como hoje, que ainda ia "cego" quando saí de casa - e sempre entrava uma guita com regularidade.
Hoje à noite? Liga dos Campeões!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário