terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Uma semana em London City!

A primeira semana em London city passou. Vou fazer-vos um resumo. Mas primeiro há que dizer que a criação deste blogue só foi para a frente depois de vários pedidos de muito (boa) gente. Não faço idéia se irei conseguir manter esta treta actualizada - ou seja, se vou ter paciência para escrever.
Vou ter alguma atenção é com a malta que para aqui deixa mensagens para não haver incidentes como da primeira vez que enviei um email geral. LOL
Bem a chegada correu muito bem, até parecia que estava de férias - ainda para mais as dores de barriga ficaram em Lisboa. (muito obrigado Dr Faustino)
O bairro onde estou, Haringey, é maioritariamente habitado por turcos - por isso sinto-me perfeitamente seguro. Há muitas mercearias e o Sainsbury´s (tipo Continente) fica a 5 minutos a pé. A malta cá de casa, acolheu-me muito bem e deixaram-me ficar a dormir na sala - até ver :) Para quem não sabe, são três portugueses - dois professores e um engenheiro. Têm-me feito sentir em casa e mostram-se sempre disponíveis para me ajudar. Uns PORREIROS, como eu já várias vezes referi nos email que troco com o pessoal.
Bem, em relação ao trabalho, para já nada. Já me inscrevi com duas agências de professores - sim aqui eles têm agências de trabalho só para professores e não são poucas! - e enviei CV´s para outras tantas. Fico à espera que me contactem para entrevistas.
Mas antes de ter ido às entrevistas enviei a papelada (fotocópias) que trouxe de Portugal, traduzida e autenticada, para o General Teaching Council (GTC) de forma a que me seja atribuído o "Qualified Teacher Status" (QTS), que pode demorar uns meses - embora eu já saiba que tenho tudo para ser reconhecido. Agora é esperar pelo numero de QTS para puder trabalhar como tal - ou seja, como professor qualificado. Isto pode demorar até quatro meses. Sem stress, posso trabalhar como "Newly Qualified Teacher" (NQT) ou seja, o que precede o reconhecimento - tenho a certeza que alguns já pensam: "temos mesmo que saber esta treta toda"; "o gajo a escrever ainda é pior do que quando fala"
Bem, ainda há a questão do registo criminal nos "UK´s" (Criminal Records Boreau - CRB), para poder começar a trabalhar - portanto não é só no nosso maravilhoso país que há burocracia a mais. Embora este registo criminal ainda possa demorar umas semanas, há algumas escolas e alguns bairros que não são tão exigentes, e como trago a tradução do meu registo criminal em Portugal, estou habilitado para trabalhar em algumas escolas.
Já chega de burocracias,e vou-vos falar de Londres. Faz mesmo frio para caramba! Mas todos os sitios estão quentes, quer seja o metro, quer seja o tasco ali na esquina. A única coisa para a qual eles não estão preparados é a neve! Como devem saber nevou e este fim de semana! Ainda deu para ir até ao parque aqui ao lado de casa para brincar com a neve.
Hoje tive uma entrevista, a segunda, e fui todo formal porque esta malta não perdoa. As hipóteses de dar aulas que não as de Educação Fisíca são grandes, pois vou começar como "supply teacher" e posso ter que dar espanhol, ciências ou outra matéria qualquer na qual me sinta minimante à vontade. Estes gajos têm as aulas de substituição bem preparadas, por isso as aulas serão básicamante dar-lhes as folhas da matéria em questão e ajudá-los com as dúvidas que possam existir... ou então... INVENTAR!!! :)
Que mais é que vos posso contar... Estou a gostar, sinto-me bem tranquilo, não chove tanto como se pensa; faz mais frio do que o que se pensa; escurece cedo e isso é o que sinto mais falta.
Para aqueles que querem saber como é a night em London city, ainda só saí uma vez e foi para a Camden Town. Foi muito giro, fui a uma disco chamada "Electric Ball Room". Só rir com a quantidade de personagens que lá estavam! Era do género gótico, mas mais freaks - com aquelas botas pretas, muitas altas e com capas. Elas de corpetes e tal... bonito! Com a música metal então, nem queiram saber. Eu diverti-me imenso. :)
As bebidas nesta terra são caras para burro! Mas as "pints" têm meio litro de cerveja, mas não achei nem boa, nem má, está na média - mas a nossa sagres é bem melhor!
Em relação à comida, como estou no "hood" dos turcos, é Kebabs com fartura! Mentira, mas se tiver que ser lá irei, porque é mais barato - que comer fora nesta terra é um assalto!
Mas tenho que vos dizer que ir ao supermercado, é bem mais barato do que em Portugal.
Bom, acho que já chega de palheta! Logo hei-de escrever mais quando algo mais relevante se passar. Desculpem o longo texto.
Fica aqui o meu abraço para todos, beijinhos para todas e um grande bem-haja para o resto das pessoas!
O meu obrigado para aqueles que me facilitaram as suas "caixas multimédia" e me abriram as portas para um mundo de filmes, séries e música que nunca mais acaba!