terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Supply Teacher (testamento do dia)

Olá! Desta vez consegui trabalho para o dia todo, ou seja, das 8h às 15h que é como funciona a coisa por aqui. Ontem não houve nada para ninguém - ainda me levantei cedo, às 6:30, para estar preparado em caso de ser chamado por alguma agência, mas nada. Aqui enquanto se trabalha como "supply teacher" e não se arranja trabalho de um dia para ou outro, tem que se acordar cedo para ver se somos chamados e/ou ligar às agências para lhes chatear o juízo! Como tinha sido domingo, não deu para eu ligar para agência - mas mesmo que me tivessem ligado, eu estava com alguma azia depois daquele fantástico mergulho do Lizandro, nas barbas do àrbitro... mas adiante: Ontem à tarde ligaram-me para ir trabalhar numa escola... bem não é bem uma escola, embora tenha o nome de tal. É mais uma instituição que recebe miúdos que são expulsos de outras escolas. Que tal? Bom não?! Olha, para quem já trabalhou na Amadora e em Chelas, é só mais uma para o CV :) - ainda para mais pagavam-me 125 libras pelo dia.
Lá fui eu de manhã para a dita escola - New River College - e assim que lá cheguei, depois de passar por uma série de armazéns e tal, deparo-me com um edifício que não me parecia uma escola, mas sim um centro de detenção. Camâras à entrada, códigos para entrar em determinados corredores, tudo "graffitado"... lá me reuni com a directora da escola, super boa gente, mas com um ar cansado - e não admira! Lá me avisou que não me assusta-se com a atitude dos miúdos - uma nota, a pessoa que me ligou da agência avisou logo que se visse "coisas a voar", para nao me assustar... Lá começaram as aulas. Primeira coisa, antes de terem aulas a rapaziada tem meia hora de tutoria (LOL) - nem fazem idéia do "forróbódó" que foi aquela meia hora: asneirada; discussão; miúdos a sair e entrar; um dos miudos batia com as mãos na mesa, cantava em alto som e dizia asneirada da boa; outra miúda, discutia com um dos profs (sim eu estava acompanhado por mais profs) que queria a luz acessa. Uma acendia, a outra apagava - tiveram nisto uns 10 minutos; Assim a tutoria teve 5 minutos em vez de 30. Tudo isto se passava numa sala com 12 m2 e eles eram uns 6. Mas acreditem que pareciam 50! Depois ia fazer substituição da prof de matemática. Ela mostrou-me quantos alunos tinha a turma... 5 .... e depois disse-me quantos iriam realmente... 1! Esse caramelo ficou uns 30 minutos no hall de entrada a ouvir música e não queria entrar na sala para fazer uns exercícios, que eram muito simples - sim ele não quis entrar eu também não o ia obrigar e fui fazendo uns exercícios de matemática. Após 3 tentativas frustradas, lá convenci o Ca£?@&... digo o adolescente a entrar e a fazer uns exercícios... esteve lá 5 minutos e errou quase todos os exercícios que fez - porque estava contrariado. Nenhum aluno gosta de professores substitutos, e os professores não gostam de ser maltratados, o que leva a que muitas escolas só tenham professores substitutos. É preciso ultrapassar aquela primeira fase - embora na prática não seja fácil.
Adiante, 2ª aula, nada para fazer. Fui ler para a sala de professores e ouvir as conversas paralelas entre professores, sobre professores, sobre a directora e sobre alunos. Falei com uma senhora espanhola que está à 20 anos em Londres e me disse a dada altura que o meu inglês era muito bom e que eu não ter dificuldade em fazer-me entender - ao contrário de mim que estava a fazer um esforço épico para entender o que ela me dizia, com expressões em castelhano à mistura, tipo: "Mira, these kids..." ou "No se what´s going on in their head..." , foi giro. Mas tenho que dizer que todos os professores e assistentes - cá há assistentes de professores na escolas - eram muito simpáticos.
Bom a 3ª hora, era um grupo de 4, outra vez uma turma enorme, que iam para o ginásio fazer treino "fitness" dizia no plano. Qual treino fitness?! Desordem completa! Dois deles, tinham mesmo aquele ar - vocês até sabem que não gosto de viloência - e atitude que apetecia enfiar-lhes a carola pelo vidro da frente de comboio em movimento... só para ver se entrava qualquer coisinha LOL Bem já deu para ver que me tentaram fazer a vida negra. Só um é que estava interessado em fazer a aula. Os outros queriam era provocar e desafiar autoridade - asneiraram, derespeitaram o que lhes disse... Bem, no final, foi uma queixa para a directora - que não vai resolver nada como é óbvio, mas para avisar do que se havia passado.
Almoço: 50 minutos, para comer a minha cenoura, a bela sandes que fiz em casa e um suminho.
4ª e 5ª hora - viria uma carrinha buscar os alunos e iamos para um campo de futebol de 5, com um instrutor do Arsenal (sim do Clube de Futebol) lhes daria treino - eu ia fazer de ama seca. Antes de irmos para o autocarro já 3 tinham desaparecido da escola, ao chegar ao autocarro, um recusou-se a entrar e foi para casa -disse ele - já só eramos 7, dos quais só 4 eram alunos (porque iam 2 assitentes comigo). Ao chegar ao campo, 2 começam a andar e nunca mais pararam. Ficaram 2 miudos... Lá, era suposto ir ter outra escola com mais miúdos, mas a escola era do mesmo género ou pior porque dos deles, ou não queriam jogar ou já tinham fugido. Bem jogámos com os putos. 3x3. Foi giro, já não jogava fazia tempo. Agora estou em casa a ver se arranjo outra escola para amanhã. Talvez vá ser a mesma.
Desculpem o testamento.
Beijinhos e Abraços

1 comentário:

  1. Welcome to the Jungle! Pior já não será... pelo menos em relação à escola. Qt aos mergulhos não posso falar! ;)
    V.

    ResponderEliminar